terça-feira, 20 de março de 2012

DICA - planejamento de coleção.

O planejamento do produto é uma das fazes mais importantes de uma coleção, é onde definimos e criamos a maior parte dela.É parte onde devemos “organizar” a coleção, através de métodos que cada empresa seleciona o seu, mais o mais usado é através de cronogramas, peça chave na organização de coleções. Seria então a atividade mais difícil do planejamento? Alguns designers não agüentam a pressão de criar ou fazer toda uma pesquisa, através de teoria, e partem logo para a fabricação de esboços, facilitando o trabalho, mas tirando o conceito a história da coleção, o que quase nunca é recomendado.


Disciplina é fundamental para quem atua nessa área, pois é o resultado desse planejamento quem trará todo o sucesso esperado na coleção, lá no meio, na parte da produção, viram as facilidades, e no fim na parte da divulgação, do marketing, vem o tão esperado “glamour” o sucesso devido.

Uma parte importante do planejamento, é o qual os designers chamam de queda livre, você é lançado no espaço, onde ah muitas idéias e inspirações, e deve agarra-las enquanto não fiquem fora do alcance, se você não for capaz de agarra-las nada, você cairá no solo de uma forma brutal, mas se você conseguir agarra, seu para quedas abrirá e aterrisará com cautela.

Um bom planejamento deve ter uma meta bem definida, partindo de princípios, como a descoberta da oportunidade e especificação do projeto.

Carlos Esser
Abraços.

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